A foto usada nos perfis dos canais digitais de comunicação é importante nas relações Profissionais?
A presença digital é uma atividade cada dia mais essencial na rotina atual da maioria dos Profissionais, seja para aqueles que vendem produtos e serviços on-line ou para os que compartilham conteúdos e experiências. O fato é que se comunicar à distância tornou-se uma necessidade coletiva cada vez mais frequente em praticamente todos os segmentos de Mercado.
Isso nos faz despertar para uma questão poucas vezes lembrada: muitos dos nossos Clientes, Colaboradores, Seguidores e Parceiros virtuais não nos conhecem pessoalmente, sendo, muitas vezes, o universo virtual a única forma de relacionamento. E, nestas situações, de que forma seremos reconhecidos pelas Pessoas? A provável resposta é que, tanto os nossos produtos, serviços, atitudes e conteúdos fornecidos, quanto a foto que usarmos nos Perfis das Mídias, são elementos que nos identificam e nos diferenciam das outras Pessoas.
Levando em conta que somos Seres extremamente visuais, que fazemos escolhas com base no que está diante dos nossos olhos e que julgamos o outro pela primeira impressão percebida, o papel da foto nos Perfis virtuais vai além de uma simples identificação. Uma foto pode funcionar como um eficiente outdoor capaz de despertar interesse e confiança ou de gerar desinteresse e até incertezas. Daí a necessidade de que ela revele quem de fato é o Profissional.
É importante deixar claro que imagem de um Profissional é formada não só pela aparência, mas por um conjunto de elementos. Isso vale nas relações presenciais e virtuais. Uma adequada apresentação pessoal, aliada a atitudes positivas e a uma comunicação eficaz possibilitam a transmissão correta de características pessoais e objetivos profissionais, gerando conexão e uma percepção positiva.
O fato aqui em questão é que por muitas vezes a foto do Perfil chega em primeiro lugar. Existem situações em que essa mesma foto funciona como o “olho no olho” na relação virtual. Com a digitalização das relações isto é cada vez mais real. Não que o contato visual seja o que define ou possibilite uma relação profissional, mas, sem dúvida, é um importante instrumento de transmissão de confiança e credibilidade.
Vale ressaltar que é preciso escolher uma foto do Perfil que identifique o propósito e o segmento de atuação profissional e que seja coerente com a essência e realidade de cada um, não deixando margem para dúvidas ou julgamentos errôneos. Sempre lembrando que não existe uma regra para uma apresentação pessoal ideal. E sim, o que é adequado a cada ambiente profissional e público respectivo.

Sua foto do perfil transmite o Profissional que você é?