A imagem pessoal positiva é um importante cartão de visita profissional que pode abrir muitas portas.
Imagem é percepção!

O profissional que percebe o “poder” da imagem pessoal, zela pela sua apresentação e forma com a qual se comunica. Consequentemente, desenvolve uma significativa competência: a relevância.

Ao associar seus conhecimentos e suas habilidades à uma imagem positiva, esse profissional sobressai-se no mercado de trabalho, deixando a sua marca registrada por onde passa.

Os três elementos da imagem (a aparência, o comportamento e a comunicação) precisam estar alinhados para que talentos, habilidades e capacidades técnicas passem a ser notórios.

É como no quebra cabeça. Só identificamos a imagem do jogo quando todas as peças estão encaixadas.
Na área de saúde, por exemplo, é sempre atribuída aos profissionais uma Imagem que passe vigor, credibilidade e confiança.

Confira algumas dicas básicas para construir uma imagem profissional positiva e marcante:

1. Aparência do rosto e dos cabelos: ter um aspecto saudável, pele e cabelos bem cuidados, barba bem-feita e maquiagem discreta transmitem uma ideia de compromisso.

2. Vestuário apropriado: vestir-se de forma adequada ao ambiente de trabalho sempre passa seriedade. As roupas devem estar limpas, bem passadas e ter uma modelagem correta, nem muito justas, nem muito folgadas.

3. Comportamentos adequados: alguns procedimentos são fundamentais para conquistar respeito e manter bons relacionamentos por exemplo: ser pontual, cumprimentar as pessoas, olhar nos olhos, sorrir e saber ouvir.

4. Linguagem corporal apropriada: o tom de voz, os gestos e as expressões são uma forma de comunicação não verbal que demonstram segurança e disposição. Sentar-se de forma ereta, manter os ombros alinhados e falar com um tom de voz suave são posturas que denotam confiança e equilíbrio.

5. Postagens nas redes sociais: cuidar da qualidade das postagens e textos publicados nas redes sociais é também cuidar da imagem. Evitar posicionamentos radicais, críticas e exposições em momentos de lazer são uma boa forma de preservação.

Por fim, a imagem profissional positiva é um significante cartão de visita, capaz de abrir portas e auxiliar na consolidação de uma carreira bem-sucedida. Cada pessoa deve construir sua imagem com base na sua identidade e estilo de vida.  

O importante é aprender a revelar por meio da imagem, atributos como: civilidade, responsabilidade e credibilidade. Aí está o grande diferencial.

Invista na sua Imagem e transmita o que você tem de melhor!