O ambiente corporativo é parte do universo feminino. É nele que a mulher revela todo o seu profissionalismo e sua competência. A forma de vestir-se é um forte instrumento nessa trajetória.
Foi-se o tempo em que a mulher precisava assemelhar-se à postura ou à vestimenta masculina para impor respeito e ter reconhecimento profissional no mundo corporativo. Hoje ela tem o seu espaço no mercado de trabalho e não precisa mais repetir o modelo masculino para revelar talentos e obter reconhecimento. A imagem profissional da mulher moderna já tem estilo próprio.

Na sociedade atual, é uma constatação que investir apenas na capacidade técnica não é suficiente para atingir o sucesso profissional. Desenvolver habilidades complementares torna-se fundamental para potencializar o conhecimento e criar um diferencial positivo. É fato que a imagem pessoal é um cartão de visita e tem um importante papel neste contexto. Ela é capaz de abrir ou fechar portas! Causar uma boa impressão torna-se essencial. Não é apenas uma questão de transmitir confiança e credibilidade, mas de projetar valores e despertar interesse.

A vestimenta tem um papel preponderante na construção da imagem pessoal positiva. As roupas transmitem mensagens e podem ser aliadas estratégicas em uma trajetória profissional ascendente. Estar bem vestida é, antes de tudo, ter autoconhecimento e autoconfiança. A mulher que sabe o que quer e conhece o seu valor não precisa usar a vestimenta como escudo nem como “abre alas”.

São três os pilares que não podem faltar na construção da imagem de uma mulher de sucesso:

Adequação

Estar adequada às diversas ocasiões do dia a dia e às pessoas com as quais se relaciona profissionalmente, é fundamental para conquistar credibilidade e ser uma referência positiva. Não existe roupa certa ou errada, o que existe é roupa adequada ou inadequada. Seguir os códigos de vestimentas não se trata de mera formalidade. Faz parte da construção de uma imagem coerente e consistente e da aquisição de segurança para enfrentar as várias situações da vida profissional.

Equilíbrio

Estar em equilíbrio é sempre um ideal a buscar. E não é diferente na vestimenta. Tudo o que é excesso ou falta pode sabotar uma imagem profissional. Por exemplo: os maxis acessórios, cheios de informações, roubam a atenção, assim como um look muito básico pode passar a impressão de descaso. Buscar harmonizar as peças de roupas, acessórios, cores e combinações é essencial para compor uma imagem que traduza compromisso e profissionalismo.

Autenticidade

Por último e não menos importante vem a autenticidade. Ser verdadeira é indispensável construção da imagem da profissional de sucesso. Não basta estar adequada e buscar o equilíbrio se tudo isso não for autêntico. Ninguém sustenta um personagem por muito tempo. A essência deve prevalecer e os valores pessoais têm que estar sempre ressaltados.

Fortalecer a imagem pessoal é ganhar autoestima, revelar talentos e habilidades essenciais para alcançar o protagonismo no mundo corporativo. Invista em você!